Categoria Freios ABS

ECUREPAIR ELETRÔNICA AUTOMOTIVA

  • Telefone: (031) 3022-3423
  • Celular: (031) 98508-1064
  • Telefone: (031) 99230-5858
Endereço: Rua Padre Eustáquio, 1854 - Padre Eustáquio, Belo Horizonte - MG, Brasil
ECUREPAIR ELETRÔNICA AUTOMOTIVA

BHW AUTO IMPORT’S

  • Telefone: (031) 3471-4679
  • Celular: (031) 98989-2798
Endereço: Av. Pres. Tancredo Neves, 3833 - Castelo, Belo Horizonte - MG, Brasil
BHW AUTO IMPORT’S

BOSCH CAR SERVICE CAMPEÃO

  • Telefone: (031) 3261-1093
  • Celular: (031) 98738-7708
Endereço: Av. Brasil, 1273 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, Brasil
BOSCH CAR SERVICE CAMPEÃO

SOCIAUCAR

  • Telefone: (031) 3411-8010
  • Celular: (031) 99634-6725
  • Telefone:
  • Celular: (031) 99956-5267
Endereço: Rua Magnólia, 675 - Alto Caiçaras, Belo Horizonte - MG, Brasil
SOCIAUCAR

SUPER MAKINA

  • Telefone: (031) 3396-4034
Endereço: Rua Alfa, 45 - Jardim Riacho das Pedras, Contagem - MG, Brasil
SUPER MAKINA

JOÃO CENTRO AUTOMOTIVO

  • Telefone: (031) 3226-4986
  • Celular: (031) 99138-8385
Endereço: Rua dos Guajajaras, 695 - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
JOÃO CENTRO AUTOMOTIVO

CENTRO AUTOMOTIVO STORCK CAR

  • Telefone: (031) 3413-1746
  • Celular: (031) 99205-0910
Endereço: Rua Dom Joaquim Silvério, 52 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, Brasil
CENTRO AUTOMOTIVO STORCK CAR

MINAS CAMPEÃO

  • Telefone: (031) 3241-6500
  • Celular: (031) 99765-1013
Endereço: Rua Álvares Maciel, 441 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, Brasil
MINAS CAMPEÃO

PITUCHA CENTRO AUTOMOTIVO

  • Telefone: (031) 3461-7300
Endereço: Rua Azurita, 250 - Floresta, Belo Horizonte - MG, Brasil
PITUCHA CENTRO AUTOMOTIVO

CARFLEX

  • Telefone: (031) 3498-3933
  • Celular: (031) 99174-6548
Endereço: Rua Póvoa de Varzim, 39 - Paquetá, Belo Horizonte - MG, Brasil
CARFLEX

MINUCCI AUTO CENTER

  • Telefone: (031) 2531-1550
  • Celular: (031) 99303-4708
Endereço: Rua Dom João Antônio dos Santos, 263 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, Brasil
MINUCCI AUTO CENTER

Freios ABS BH

Freios ABS

Os freios ABS ou travão ABS são um sistema de frenagem (travagem) que evita que as rodas travem (quando o pedal de freio é acionado bruscamente) e entre em derrapagem, deixando o veículo sem aderência à estrada. Assim, evita-se o descontrole do automóvel (permitindo que obstáculos sejam contornados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores razões ou complicador de acidentes; na Alemanha, por exemplo, mais de 40% dos acidentes são causados por derrapagens.

Exemplo: Um carro está descendo uma ladeira, e o motorista vê um obstáculo. Ao freiar, o condutor do veículo ainda tem controle do carro para desviar do obstáculo.

História

Este atual item foi criado pela Bosch, uma companhia sediada na Alemanha, tornando-se disponível no mercado no final da década de 70.

A versão atual do sistema (8.0) é eletrônica e pesa menos que 1,5 kg, comparado com os 6,3 kg da versão 2.0, da data de lançamento.

Funcionamento

O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo Em uma situação de frenagem de urgência, a força de frenagem colocada pelo condutor pode ser maior que o pneu pode suportar: a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle, visto que o mesmo não reage mais aos comandos de direção do condutor. Em um automóvel equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e enviam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS observar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao realizar isso, o ABS impede que as rodas travem e assegura uma frenagem firme: o automóvel continua sob controle e estável. Na maioria das vezes, a distância de parada, também é diminuída.

Preço

No nosso país, apenas 40% dos carros vendidos em 2013 são equipados com ABS, enquanto no continente europeu e na américa do norte este item faz parte, respectivamente, de 100% e 74% dos carros fabricados todos os anos.

Uma das razões desses índices, ocorre por que o freio equipado com o ABS ser um item opcional com o preço elevado no Brasil. O item é importado, o que aumenta o preço do veículo; ABS, junto com os airbags frontais para motorista e passageiro ficam por volta de de R$ 2.500,00. O não conhecimento dos brasileiros sobre o sistema ABS e suas vantagens à segurança do motorista faz com que não haja uma valorização do item no valor de revenda do automóvel que o possui.

Porém a companhia Bosch informou que iniciou a produção do equipamento na cidade do estado de São Paulo,  Campinas. Grande parte dos itens ainda vem do exterior, mas a companhia garante que o processo já é suficiente para reduzir o valor  deste importante item de segurança no mercado brasileiro.

No nosso país , a partir de 1º de janeiro de 2014, todos os veículos que foram vendidos, são equipados com freios ABS e Air-bag duplo.

Efetividade do ABS

Em superfícies planas como asfalto ou concreto, tanto secas quanto molhadas, a maioria dos veículos equipados com ABS são aptos de atingir distâncias de frenagem melhores (menores) do que aqueles que não o possuem. Um condutor experiente que não possui o ABS em seu veículo pode ser capaz de quase reproduzir ou até atingir, por meio de técnicas como o threshold breaking, o efeito e a performance do veículo que possui ABS. Entretanto, para a maioria dos condutores, o ABS diminui muito a força do impacto ou as chances de se sofrer colisões. A técnica recomendada para condutores pouco experientes que possuem um veículo com ABS, em uma situação de frenagem completa de urgência, é pisar no pedal de freio o mais forte possível e, quando necessário, desviar dos obstáculos. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas. Desta forma, o ABS irá diminuir significativamente as chances de derrapagem e uma subseqüente perda de controle.

Em caso de granizo ou neve forte, o ABS tende a aumentar a distância de frenagem. Nessas superfícies, as rodas travadas escavam o chão e param o automóvel de maneira mais rápida. O ABS impede que este fato aconteça. Algumas calibragens de ABS diminuem esse grave problema por reduzir o tempo de ciclagem, deixando as rodas rapidamente travar e destravar. O principal benefício do ABS nessas superfícies é aumentar a capacidade do condutor em manter o controle do veículo em vez de derrapar, embora a perda de controle seja por vezes melhor em superfícies mais suaves como pedregulhos e deslizantes como neve ou gelo. Em uma superfície muito deslizante é possível que se trave todas as rodas de maneira imediata, e isso pode ser melhor que o ABS (que depende da detecção da derrapagem de cada roda individualmente). A existência do ABS não deve intimidar os motoristas a aprender a técnica do threshold breaking.

Distância de frenagem de 80 a 0 km/h:
rodas travadas ABS
superfície seca 60 m 47 m
neve 79 m 68 m
gelo 419 m 270 m

Note, entretanto, que essa comparação é de certa forma muito simples. Um bom condutor com um sistema de frenagem bem projetado, feito para reduzir as possibilidades de travamento acidental das rodas durante uma parada rápida, se sairá melhor do que o apresentado.

Quando acionado, o ABS faz com que o pedal de freio pulse notavelmente. Como a maioria dos motoristas raramente ou nunca freou forte o suficiente para causar o travamento das rodas, e um número significante raramente se importa em ler o manual do carro, essa característica pode ser descoberta só no momento da emergência. Quando os motoristas se defrontam com a emergência que faz com que freiem forte e consequentemente enfrentam a pulsação do pedal pela primeira vez, muitos estranham e diminuem a pressão do pedal, consequentemente aumentando as distâncias de frenagem, contribuindo muitas vezes para um número de acidentes maior do que a habilidade especial do ABS seria capaz de reduzir. Alguns produtores implementaram então sistemas de avaliação de frenagem que determinam se o condutor está tentando fazer uma frenagem de emergência e mantêm a força nesta situação. Apesar de tudo, o ABS pode significativamente melhorar a segurança e o controle dos motoristas sobre o carro em situações de trânsito se eles souberem que não devem soltar o pedal quando o sentir pulsar, graças ao ABS.

 

Freios ABS em BH

 

Encontre também:

Oficinas especializadas em Freio ABS no Rio

Oficinas especializadas em Freio ABS em São Paulo