ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR

ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR

Tipos de lubrificantes do motor

 

Saiba o significado das siglas existentes nas embalagens dos óleos de motores automotivos

 

É uma situação bastante comum, ao chegar o momento de realizar a troca de óleo do motor do veículo, o proprietário do carro ser questionado sobre qual vai ser o tipo de óleo colocado no veículo: sintético, mineral, 20w40, 5w30 etc, e neste momento, caso o proprietário não esteja com o manual do veículo ou até mesmo com a etiqueta da troca de óleo fixada no parabrisa informando qual foi o tipo de óleo utilizado na última troca, inevitavelmente surge a dúvida a respeito de qual óleo lubrificante utilizar na troca atual.

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo uma embalagem de óleo da marca HAVOLINE 20W-50 de acordo com a classificação SAE, que em português quer dizer Sociedade dos Engenheiros Automotivos. No caso do óleo 20W-50, esta é uma classificação de viscosidade do óleo lubrificante, sendo que o primeiro número antes da letra “W” que quer dizer inverno do inglês Winter. No exemplo, o número 20 representa a sua viscosidade em baixa temperatura e o número 50 representa a sua viscosidade em alta temperatura, ou com o motor em funcionamento.

Comparando com outro tipo de óleo lubrificante da marca ACDELCO 5W-30 por exemplo: o número 5 quer dizer sua viscosidade em baixa temperatura e o número 30 a viscosidade com o motor em funcionamento, ou seja o óleo lubrificante 5W-30 é menos viscoso em relação ao óleo lubrificante 20W-50 ou para melhor entendimento, o óleo 5W-30 é mais fino em relação ao óleo 20W-50.

Outra sigla importante existente nas embalagens de óleo lubrificante é a chamada API, em português Instituto Americano de Petróleo. No exemplo da embalagem do óleo da HAVOLINE 20w-50, sua classificação API é “SJ”. Neste caso a letra “S” indica que é um óleo utilizado para carros de passeio e a letra “J” é uma classificação de qualidade do óleo conforme o Instituto Americano de Petróleo, sendo que a qualidade pode ser comparada por classificação alfabética, quanto maior a ordem no alfabeto, maior a qualidade do óleo: “M” melhor do que “L”, que é melhor do que “J” e assim por diante.

Comparando o óleo HAVOLINE API “SJ” com o óleo lubrificante da marca ACDELCO que possui a classificação API “SM”, neste caso específico o óleo da marca ACDELCO possui uma qualidade superior em relação ao óleo HAVOLINE conforme a classificação do Instituto Americano de Petróleo. Importante ressaltar que não é a marca ACDELCO que é superior a marca HAVOLINE e sim na comparação destes dois produtos específicos o óleo lubrificante da marca ACDELCO é superior. Ambas as marcas possuem óleos de qualidade superior e inferior conforme classificação no sistema API.

Os exemplos acima são para facilitar o entendimento das características dos óleos lubrificantes existentes no mercado através de suas siglas e permitir a  comparação da qualidade dos produtos. A troca de óleo do veículo deve ser feita sempre de acordo as recomendações do fabricante dos veículos conforme orientação no manual.

Veja as oficinas que prestam este serviço

BOSCH CAR SERVICE CAMPEÃO

  • Telefone: (031) 3261-1093
  • Celular: (031) 98738-7710
Endereço: Av. Brasil, 1273 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, Brasil
ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR