QUILOMETRAGEM REAL DO VEÍCULO

QUILOMETRAGEM REAL DO VEÍCULO

COMO SABER SE O HODÔMETRO FOI ALTERADO:

 

A quilometragem rodada do veículo é um dos fatores mais considerados no momento de compra/venda de automóveis usados, uma vez que veículos pouco rodados são bem mais valorizados em relação a veículos com quilometragem maior.

Situado no painel do veículo, o Hodômetro (ou odômetro) é o instrumento que indica as distâncias percorridas pelo veículo. O conta-giros deste utensílio aponta a extensão total viajada e também possibilita a medição de distâncias parciais, normalmente em fração de 100 metros.

Veículos mais modernos são equipados pelo sistema digital, que oferece a contabilização da distância que o veículo percorreu por meio de um sistema computadorizado. O hodômetro antigo, que era um sistema analógico, muitas vezes proporcionava desconfianças principalmente na hora de se comprar um veículo usado, pois a maioria dos aparelhos permitiam facilmente serem rebobinados. Com isso, o vendedor conseguia enganar o comprador diminuindo a quilometragem do hodômetro antes de colocar o veículo a venda. Os mais antigos possibilitavam que os marcadores fossem adulterados manualmente ou mesmo de forma bem arcaica, ao engatar o cabo do aparelho em uma furadeira por exemplo, que ao rodar fazia com que a quilometragem diminuísse.

Nos dias de hoje, por mais modernos que sejam, o sistema digital do hodômetro dos veículos também é possível de ser alterado. Veja algumas dicas de como saber se o hodômetro foi alterado:

Passar o módulo central do automóvel pelo scanner: A maneira mais segura e recomendável de saber se a quilometragem real do carro foi ou não alterada, é levando-o a uma oficina autorizada ou especializada. Explicando a suspeita para o técnico e passando o módulo central do automóvel pelo Scanner, esse procedimento apresentará o número exato de quilômetros rodados pelo veículo.

Verificar o desgaste de algumas peças:  outros indicadores podem ajudar a identificar a quilometragem real do veículo, como por exemplo, comparar o desgaste de algumas peças com a quilometragem apontada pelo hodômetro, e pode ser feita pelo próprio comprador do veículo.  Um exemplo, é a comparação dos pneus com a quilometragem indicada. Os fabricantes dos pneus garantem o uso desses em até aproximadamente 50 mil quilômetros percorridos. Se o veículo estiver  marcando uma medição de 20 mil ou 30 mil quilômetros, mas o conjunto de pneus estiver bastante desgastado (carecas), é um sinal para desconfiar da alteração, pois com essa marca os pneus deveriam estar em bom estado. Outros componentes que podem servir de sinal de adulteração da quilometragem é o pedal de freio, a alavanca de câmbio com ruídos ou desgastados, e também desgaste do volante, normalmente na posição das mãos.

Para identificar com maior precisão a quilometragem real do veículo, existem empresas especializadas que possuem profissionais treinados e aparelhos específicos para avaliar o automóvel, não só a sua quilometragem como também o estado geral do mesmo, o que auxilia bastante o comprador em sua tomada de decisão ao comprar veículos usados.

 

 

Veja as oficinas que prestam este serviço

PERITO AUTOMOTIVO VISTORIA VEICULAR

  • Telefone: (031) 3342-3760
  • Celular: (031) 98306-8218
Endereço: Rua Teixeira Mendes, 101 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG, Brasil
QUILOMETRAGEM REAL DO VEÍCULO