Categoria Direção Hidráulica

HT DIREÇÕES HIDRÁULICAS

  • Telefone: (31) 3388-1332
  • Celular: (31) 99629-1453
Endereço: Rua Felisberta Camargos, 190 - Bairro Califórnia, Belo Horizonte - MG, Brasil
HT DIREÇÕES HIDRÁULICAS

DIREÇÃO HIDRÁULICA DE CAMINHÕES:

A direção hidráulica tem como objetivo principal diminuir o esforço do motorista na realização de manobras com o volante.

Atualmente é considerado um sistema essencial  em todos os tipos de veículos, desde os mais leves aos mais pesados.

Como funciona:

O sistema é contido de:

-bomba hidráulica;

-reservatório de óleo;

-tubulações de baixa e alta pressão;

-mecanismo de direção.

Basicamente, no momento da manobra, você somente comanda todo esse conjunto de peças, contando somente com uma força externa que é produzida pelo próprio mecanismo. O maior trabalho não é feito pelo condutor, e sim pelo sistema hidráulico.

Em casos de veículos grandes como caminhões e ônibus, o sistema de direção hidráulica contém mais peças para suportar a força e o peso necessárias para que as rodas girem na direção que o motorista deseja em segundos.

Manutenção da Direção Hidráulica:

Muitos desconhecem que existe um componente rotativo que faz a gerência do óleo no sistema, e este é muito sensível à falta de fluido. Para verificar, basta virar o volante do veículo, em ponto morto, e conferir no conta-giros que haverá uma leve queda no ponteiro.

Se houver vazamento de óleo na caixa de direção, esse fluido pode danificar partes que precisam de intensa lubrificação, como as conexões metálicas. Também pode prejudicar partes da suspensão, que estão próximas á caixa e que iram receber este vazamento diretamente.

No pior dos casos, pode ocorrer a falta de lubrificação da bomba rotativa, que causará um barulho incomodo e este, com o tempo, irá danificar a direção hidráulica, enrijecendo-a. Portanto, é sempre bom lembrar que esse sistema de direção hidráulica merece tanta atenção quanto a verificação do óleo do motor e a água do radiador.

direçao hidraulica de caminhoes