
Os melhores acessórios para quem usa a moto como principal meio de transporte
Quais itens vêm à sua mente quando se fala de acessórios para motociclista? Certamente, muitos pensam logo nos itens de segurança, com alguns deles sendo de uso obrigatório.
Porém, existem outros acessórios que promovem mais conforto e praticidade durante o uso do veículo — e que são uma ótima forma de aproveitar o seu cupom de desconto Grind Motors. Não sabe quais são eles? Entenda o que não pode faltar na sua moto no texto abaixo.
Itens de segurança
Claro que, primeiro, será preciso providenciar os equipamentos de segurança. O capacete é de uso obrigatório, mas, além dele, existem outros acessórios que garantem mais proteção ao motociclista. É o caso da jaqueta, que providencia proteção ao corpo contra quedas no asfalto, protegendo de escoriações e arranhões, além de proteger contra o vento gelado.
O mesmo vale para a calça, mas não pense que é a calça jeans. Os modelos tradicionais desse tipo não possuem forro interno que ofereça proteção para quadril, coxas e joelhos. Para conseguir isso, é preciso utilizar uma calça específica para motoqueiro (que também pode ser feita de nylon e poliéster) para proteger os membros inferiores.
Bota impermeável e luvas são outros itens que não podem ficar de fora. O primeiro evita a sensação desconfortável dos pés ficarem molhados em caso de chuva, sendo recomendado o uso de modelos com boa aderência. Já as luvas conferem mais firmeza na pegada das manoplas, protegendo as mãos do aparecimento de calos e protegendo a mão do frio e de eventuais quedas.
Há ainda a antena corta-pipa, que também é um item obrigatório para quem utiliza moto exercendo alguma atividade comercial. Elas servem para oferecer segurança aos motociclistas caso eles se deparem com alguma linha de pipa que tenha cerol nela, sendo indispensável para salvar vidas e evitar acidentes.
Suporte para celular
Além de ser meio de transporte, as motocicletas também são ferramentas de trabalho para muitos motociclistas. E a maioria dos trabalhos hoje requer o uso do celular, o que não é diferente para quem é entregador, por exemplo. Contudo, todo mundo sabe dos riscos que envolvem o uso do smartphone enquanto dirige.
Para facilitar a vida dos motociclistas, um ótimo acessório é o suporte para celular. Ao acoplar o aparelho nele, fica fácil visualizar rotas do GPS ou manusear um aplicativo, sem pôr em risco a condução do veículo. Para não errar na escolha, a recomendação é selecionar um suporte com capa protetora à prova d’água e que tenha dimensões compatíveis com o tamanho do aparelho.
Baú ou bolsa magnética
Para quem costuma levar outros itens e objetos em suas viagens, é indispensável contar com um baú para moto, um velho conhecido dos motociclistas. Essa é uma escolha que oferece conforto ao motociclista (que não precisa levar peso nas costas), além de permitir que mais peso seja transportado. Além do baú, outra escolha clássica são os alforges, uma opção mais elegante e muito útil, sobretudo para quem costuma viajar com motos.
Outra alternativa para armazenamento é a bolsa magnética, que oferece ainda mais praticidade, pois ela é fixada por meio de ímãs ao tanque de combustível. Com isso, ela funciona como uma versão reduzida e portátil dos alforges, sendo que alguns modelos também incluem suporte para GPS.
Carregador portátil
Para os motociclistas que trabalham em serviços de delivery de aplicativo, o uso do celular será constante durante o dia para saber quais são os pedidos e os endereços de entrega. O suporte de smartphone citado acima é uma ferramenta útil, mas como é possível garantir que o aparelho tenha bateria para ser utilizado constantemente durante todo o dia?
Boa parte da nova frota de motos vem de fábrica com entrada USB, o que facilita esse processo. Assim, só é preciso plugar o celular na entrada para conseguir recarregar o dispositivo. Mas e para quem tem motos antigas? Nesse caso, o carregador portátil é um acessório indispensável. Existem modelos compactos, que podem ser acoplados no suporte para celular ou instalados no guidão.
Cavalete central
Ao estacionar a moto, todo motociclista precisará utilizar o cavalete, essencial para apoiar o veículo quando ela está estacionada. No entanto, a maioria das motocicletas vem equipada com o cavalete lateral, que é menos eficiente do que o cavalete central, já que o primeiro desequilibra o centro de gravidade da moto.
Inclusive, o uso constante do cavalete lateral pode causar alterações no funcionamento da motocicleta, caso ela tenha cilindros dispostos lado a lado. Com o cavalete central, esse risco não existe, além do fato de que ele suspende a moto, o que ajuda em sua manutenção e na troca de pneus.