Nova Suíça (por vezes é grafado como Nova Suíssa, devido influência do francês, uma das línguas oficiais da Suíça) é um bairro de classe média alta e também um dos bairros mais conhecidos da região Oeste da cidade de Belo Horizonte. Suas principais vias são as ruas: Alpes, Campos Sales, Desembargador Barcellos, Genebra, Zurick, além da Avenida Amazonas, que corta o bairro ao meio.
De acordo com o site da PBH, a área onde hoje se localiza o bairro Nova Suíça foi adquirida no início da década de 20, pelo Sr. Carlos Norder, proprietário à época da tradicional Baleira Suíssa da rua da Bahia, situada próximo à antiga Casa Arthur Haas, no Centro.
O novo núcleo, loteado, cercado e vendido, urbanizou de maneira rápida a região. A boa topografia do terreno e o clima ameno foram fatores de influência para o seu adensamento. As principais ruas receberam nomes de cidades (por exemplo, Genebra e Zurick) e de famosos Alpes Suíços (por exemplo: Monte Branco “Mont Blanc”, Rua Monte Simplon, Rua Alpes), e após a construção da Avenida Amazonas, durante o governo do prefeito Juscelino Kubitschek, tornou-se um local de fácil acesso.