Como valorizar seu carro na hora da venda

Como valorizar seu carro na hora da venda
Postado em: 05 de maio de 2021
Compartilhe

Um dos maiores desafios na hora de vender um automóvel usado é conseguir fechar um bom negócio. Isso ocorre porque pequenos itens podem fazer grandes diferenças. Para que o seu carro não seja desvalorizado, é fundamental tomar alguns cuidados.

Aprenda agora mesmo como valorizar seu carro na hora da venda.

Cuide do seu automóvel.

A primeira orientação é cuidar do automóvel. Se ele tiver alguma imperfeição visual ou mecânica, você terá mais dificuldades de conseguir um valor maior no momento da negociação. Para evitar futuros problemas, recomendamos não deixar o seu veículo exposto ao sol e chuva, neste caso o ideal é instalar toldos para garagem ou possuir uma garagem coberta. Essa dica é muito importante para proteger a pintura do carro.

Existem ainda outras dicas que ajudam a manter o veículo em bom estado. Dentre as mais comuns encontram-se: não deixe o automóvel parado por muito tempo, confira a vida útil do óleo, troque os filtros de ar, óleo e combustível, entre outros.

A revisão do veículo não pode ser ignorada. Especialistas indicam que esse processo deve ser feito a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Os indicadores podem sofrer alterações de acordo com a marca de cada carro.

Evite colocar peças falsificadas

Um dos erros mais comuns entre os motoristas é colocar uma peça falsificada no veículo. Esse tipo de postura acaba desvalorizando o automóvel na hora da venda. Ao escolher esse tipo de peça, você também coloca a sua vida em risco. Itens de má qualidade acabam prejudicando a performance do carro, causando acidentes.

Em um primeiro momento, a substituição de peças originais por falsificadas pode trazer um alívio para o bolso. No entanto, o custo dessa “economia” pode ser maior, especialmente em caso de acidentes graves.

Remova as customizações

Para facilitar o processo de negociação do seu veículo, remova todas as customizações que foram incrementadas no carro. Existem algumas mudanças que acabam influenciando na desvalorização do automóvel, como os engates e as rodas grandes.

Por outro lado, algumas modificações ajudam na hora da venda. As mais comuns são: colocar alarmes e dispositivos de segurança, instalar sistema de ar-condicionado caso ainda não tenha, adquirir kit vidros e travas elétricas, instalar direção hidráulica, adquirir bancos de couro e os mantenha limpos, e sistemas de multimídia.

Cuide do interior do carro

Ao contrário do que muita gente imagina, o interior do carro também é bastante analisado na hora da venda de um veículo. Para ter mais sucessos na negociação, mantenha o carro limpo e conservado. Evite deixar os estofamentos ressecados, principalmente os de couro, para donos que possuam cachorros, sempre limpe bem as manchas do estofado do carro que são deixados por ração.

Antes de levar o veículo para vender, lave o carro por dentro e por fora. Se possível, vale a pena solicitar ajuda de um profissional para esse processo. Dessa forma, você consegue impressionar o futuro comprador com mais facilidade.

Tenha cuidado com as modificações

Você não precisa ajustar todos os detalhes do veículo antes de colocá-lo à venda. O ajuste na pintura, por exemplo, pode ser feito pelo comprador. Geralmente, as concessionárias contém parcerias com diversos prestadores de serviço que podem ajudar nessa etapa.

Muita gente não sabe, mas as pinturas podem desvalorizar o automóvel, uma vez que os lojistas optam pela pintura original.

Guarde o manual do proprietário

O manual do proprietário é um dos documentos mais importantes de um veículo. Ele deve ter os carimbos de todas as revisões que são consideradas obrigatórias pelas concessionárias. Além disso, mantenha a chave reserva do automóvel guardada. Ela pode influenciar positivamente no momento da venda.

Guarde os comprovantes

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de guardar os comprovantes das manutenções. Quanto mais materiais, mais segurança o comprador terá de fechar o negócio.

Para fazer uma venda segura, você deve contar com uma empresa especializada no assunto. A Sul Carro é uma das melhores alternativas do mercado quando o tema é revenda de veículos.

Após descobrir como valorizar seu carro na hora da venda, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua rotina.