DIFERENÇAS ENTRE RESTAURAR E REFORMAR UM CARRO

DIFERENÇAS ENTRE RESTAURAR E REFORMAR UM CARRO
Postado em: 19 de março de 2018
Compartilhe

RESTAURAÇÃO OU REFORMA DE CARROS ANTIGOS: ENTENDA A DIFERENÇA

.

O mercado fala muito em reforma e restauração de carros, e uma dúvida bastante recorrente é se há diferença entre a reforma e a restauração de um carro. Segundo Arone, da Oficina Marca, existe sim uma grande diferença.

Primeiro, vamos entender o que é reformar um carro. Consiste em um procedimento mais “básico”, como pegar um carro em mau estado de conservação e fazer reparos de funilaria e pintura, trocar pneus, e se for preciso, alguns reparos no motor. Em modelos mais antigos, onde já há no mercado uma nova linha mais moderna, pode-se por exemplo substituir um pára-choque, lanternas e demais acessórios para que o modelo antigo fique mais parecido com o novo.  Ou seja, é pegar um carro já bastante utilizado e fazer com que ele volte a perfeitas condições de uso.

Já a Restauração, é algo bem mais complexo. Como o próprio nome diz, vai restaurar este carro às suas condições originais de quando ele era novo. Então, é um trabalho muito mais sifisticado, e consequentemente, mais caro. Geralmente, é feito em um carro com 20, 30, 40 anos de uso, desmontando-o completamente (isso inclui tirar motor, vidros, parte elétrica, entre outros itens), e examinando trecho a trecho de sua carroceria, reconstruí-la, e fazer exatamente o mesmo com a mecânica: reparar o sistema de suspensão, freios, de direção.

Há uma importante diferença com relação ao reformado: o carro deve ser restaurado exatamente igual ao que ele era quando era novo. O importante na restauração é manter todas as características originais do veículo. Arone ainda ressalta que, o carro é totalmente desmontado e que mesmo assim, toda sua característica e originalidade se mantém.

Por exemplo: se os bancos estão rasgados e gastos, é preciso que o tapeceiro ache o tecido exatamente com a mesma padronagem de que ele tinha na época que era novo. Por isso é um serviço mais sofisticado e mais caro que a reforma. Nesse caso se fosse fazer apenas uma reforma, seria feito uma reparação no banco com qualquer tecido, desde que fique bom.

Abaixo estão alguns exemplos de restauração que são realizados na Oficina Marca.

.

Exemplos de carros totalmente desmontados: processo de Restauração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Carros já Restaurados