Com tantos acessórios para carro e inovações constantes no mercado automobilístico, a direção hidráulica facilitou a vida muitos motoristas e há alguns anos era considerada produto de luxo, mas atualmente é essencial para garantir conforto e dirigibilidade.
Mas você sabe como funciona a direção hidráulica, quais as vantagens e a diferença para a direção elétrica? Confira tudo isso artigo de hoje!
O sistema de direção hidráulica é composto dos seguintes itens:
No momento em que o motorista realiza uma manobra, a direção hidráulica movimenta todo o conjunto das peças, tirando o esforço e o peso das mãos do condutor.
O volante gira a barra de torção automaticamente, que contém um pinhão e que gira sozinho sobre a cremalheira.
O pinhão move a cremalheira para o lado oposto que o volante foi girado, ligando assim algumas peças e deslocando as rodas na direção da força recebida no volante.
Assim que o motor é ligado, a bomba hidráulica é ativada usando o fluído do reservatório e enviando a pressão produzida para o mecanismo de direção.
Os principais benefícios da direção hidráulica são:
Por proporcionar uma direção leve, caso você sinta a direção hidráulica do seu carro muito pesada, semelhante a um sistema manual, isso pode significar que houve uma pane total na bomba de direção.
Apesar, uma das desvantagens da direção hidráulica é que para instalá-la em carros mecânicos, o preço fica um pouco alto, saindo a partir de R$ 2000.
Também é necessária uma revisão a cada 50 mil km, enquanto a direção mecânica precisa de menos manutenções.
A direção elétrica é um modelo mais eficiente e moderno que o hidráulico. Sua principal diferença para o volante hidráulico é que ela é independente do motor, não havendo a necessidade de várias peças (como bombas e mangueiras) para ser funcional.
O sistema elétrico elimina a necessidade do pistão e da bomba, pois faz uso apenas de um sensor e de um binário montado na engrenagem da direção.
As principais vantagens da direção elétrica são:
A direção elétrica não possui bombas hidráulicas e pistões, enquanto a direção hidráulica precisa de fluidos para operar de forma eficiente.
Portanto, em relação à manutenção, o modelo elétrico é bastante econômico por sua estrutura simplificada. Sem contar que, em geral, sistemas analógicos são mais caros de manter.
Se você busca um carro econômico, a direção elétrica é a melhor opção, pois mesmo que seja um investimento alto, terá menos necessidade de manutenção ao longo da vida útil do veículo.
Além disso, o sistema hidráulico não oferece tantos níveis diferentes de assistência como o elétrico.
Com essas vantagens, o sistema elétrico costuma ser o mais escolhido pelas montadoras e pelos motoristas, por gerar menos gastos.
Esclarecemos suas dúvidas sobre direção hidráulica e suas vantagens? Então deixe seu comentário!