Saiba como identificar problemas na suspensão do carro

Postado em: 15 de abril de 2020
Compartilhe

Você sabe como identificar problemas na suspensão do carro? Se não, é hora de aprender. Afinal, pode ser que o seu automóvel comece a apresentar algumas falhas e seja preciso consertá-las imediatamente.

Isso é necessário pois a suspensão é um sistema do carro intimamente ligado com a sua segurança. Uma suspensão defeituosa, portanto, pode colocar em risco a sua vida e a de sua família. Assim, caso note algum dos problemas mencionados a seguir, corra para uma auto peças em Americana SP para trocar a suspensão e dirigir em segurança!

Um carro com sua revisão em dia evita muitos riscos que poderiam ocorrer, principalmente em viagens longas e em estradas não pavimentadas.

Como identificar problemas na suspensão do carro: 7 sinais

1. Barulhos

Se o seu carro começou a fazer alguns barulhos mais fortes ao andar, é sinal de que há uma falha no amortecedor da suspensão. Isso acontece por uma razão bem simples: o amortecedor é uma peça hidráulica e, portanto, não deve emitir barulhos metálicos. Se isso está acontecendo, é sinal de algo errado.

Normalmente, a causa mais comum para a suspensão emitir barulho é quando há alguma folga em uma das peças do seu componente. Nesse caso, a diferença de movimento na suspensão dianteira e traseira causaria uma batida, que emitiria o som.

2. Molas danificadas

As molas não fazem muitos barulhos quando o carro funciona, mas elas aguentam muito do desgaste do veículo. Por isso, é importantíssimo pedir para o seu mecânico analisar as molas do carro para garantir que elas não estão danificadas.

Se as molas quebram, elas podem colocar em risco todo o automóvel, além do motorista e passageiros. Por isso, é importante ficar de olho nelas.

Uma indicação de mola danificada é se o carro registrou uma perda de altura, coisa de alguns poucos centímetros.

3. Desgaste nos pneus

Os pneus são os primeiros itens do carro que começam a sentir os danos de uma suspensão com problemas. Existem duas formas disso acontecer.

A primeira é quando o pneu é novinho, mas já denota um desgaste acima da média. Se isso acontecer, pode ser um indicativo de que a suspensão está com problema, especialmente nos amortecedores.

Já outro sinal é quando o desgaste nos pneus não é igualitário. Ou seja: existem algumas “manchas” de desgaste em determinados trechos do pneu. Isso também é sinal sério de problema na suspensão.

4. Condução instável

Sabe quando você está dirigindo em uma estrada bem asfaltada e, de repente, começa a sentir uns solavancos pequenos no automóvel? Isso é sinal de falha no amortecedor do automóvel.

Nesse caso, o carro fica um pouco instável e é muito mais difícil controlá-lo adequadamente. Essa queda de dirigibilidade, acompanhada dos solavancos, é um sinal claro de falha no amortecedor.

5. Falta de estabilidade

Um carro com a suspensão problemática tende a passar reto nas curvas, não consegue ficar estável na hora de virar. Isso faz com que seja necessário diminuir bastante a velocidade antes de virar ou até mesmo frear para evitar derrapar na hora de corrigir a direção.

Se isso acontece com o seu automóvel, pode ser indicativo de que a suspensão está com problemas. É claro que depende se a situação acontece frequentemente ou apenas em alguns momentos. Se isso acontecer só quando chove, por exemplo, é mais provável que seja um problema de aquaplanagem do pneu.

6. Vazamento de óleo

Seu carro é conhecido por ser o “sujão” da garagem do condomínio, vazando bastante óleo durante a noite? Então saiba que há razão para acreditar que o problema pode estar na sua suspensão.

Isso é simples de entender. Dentro do amortecedor, deve ir um óleo comprimido. Esse óleo, no entanto, pode vazar quando há algum tipo de problema no amortecedor.

Por isso, se você começou a notar que tem pingado óleo no chão da sua garagem ou que você notou que o amortecedor está molhado, coberto de óleo por fora, então é sinal de que há vazamento e deve-se trocar a peça imediatamente.

7. Rachaduras no monobloco

O monobloco de um carro é a estrutura de metal que dá integridade para a carroceria do automóvel. No entanto, é possível que rachaduras comecem a aparecer nele, especialmente quando foi feito o procedimento de rebaixamento do automóvel.

Isso acontece porque muitas empresas que fazem o rebaixamento do carro esquecem de ajustar a suspensão do veículo. Isso é necessário pois as peças foram configuradas para trabalhar considerando determinada altura. Se a altura mudou, um ajuste é necessário.

Ao não arrumar a suspensão, o carro todo fica desalinhado e pode começar a sofrer muito estresse, o que aparece na forma de rachaduras no monobloco. Portanto, caso algo assim dê sinais de aparecer, é importante ir imediatamente ao mecânico para consertar a situação.

Esses são os principais sinais que ajudam a saber como identificar problemas na suspensão do carro. Se você notar um deles, é sinal de que algo está errado com o sistema e é hora de trocá-lo.

E aí, gostou de aprender como identificar problemas na suspensão do carro? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!