Trancos nas trocas de marcha do câmbio automático Volvo C30
Este post é sobre um veículo Volvo C30 ano 2012 com 96.000km rodados, que chegou até a Oficina Mecatrônica em Belo Horizonte, apresentando trancos no câmbio ao trocar as marchas, principalmente das posições 1 para 2, e nas reduzidas das posições 4 para 3.
A transmissão deste veículo Volvo C30 é o modelo 6DCT450, um câmbio automatizado de dupla embreagem, semelhante ao modelo utilizado pela Audi na linha TFSi (A1, A3, A4 e Q3) e pela Volkswagen na linha TSi (Golf, Jetta, Tiguan e Passat).
A transmissão 6DCT450 é uma transmissão automática de seis velocidades desenvolvida pela Getrag. É uma transmissão de dupla embreagem (DSG Double Shift Gear), o que significa que possui duas embreagens que trocam as marchas simultaneamente. Isso permite que a transmissão mude as marchas de forma mais rápida e suave do que uma transmissão automática convencional.
A 6DCT450 é usada em uma variedade de veículos, incluindo além do C30, o Volvo XC60, S60 e também o Ford Focus.
Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre a transmissão 6DCT450:
- A transmissão é controlada por um sistema eletrônico de controle de transmissão (TCM). O TCM é responsável por gerenciar as trocas de marchas, o controle de rotação do motor e outras funções da transmissão.
- A 6DCT450 possui um conversor de torque, que ajuda a reduzir o impacto das mudanças de marcha.
- A transmissão é lubrificada por um fluido de transmissão automática (ATF). O ATF é importante para manter a transmissão funcionando corretamente.
E qual era o problema da transmissão deste veículo Volvo C30?
Após o relato do cliente sobre os trancos nas trocas de marchas, a equipe técnica da Oficina Mecatrônica realizou a remoção da caixa e abertura do câmbio para inspeção e diagnóstico do problema.
Identificou-se uma presença considerável de sujeira acumulada no sistema, proveniente do próprio tempo de uso.
Esta sujeira acumulada na transmissão é um dos motivos que faz a troca de óleo da transmissão ser um serviço indispensável, ainda que alguns fabricantes informam nos próprios manuais que não é necessário realizar a troca de óleo do câmbio.
A sujeira na transmissão automática pode interferir no funcionamento dos componentes eletrônicos, causando falhas na troca de marchas e outras avarias.
No caso deste Volvo C30 , teve de ser substituído o câmbio ou foi possível reparar a transmissão?
No caso do Volvo C30, a oficina Mecatrônica conseguiu efetuar a reparação da transmissão.
Foi feita uma limpeza completa no corpo de válvulas, reprogramação do módulo de controle da transmissão e a substituição via máquina, do fluido da transmissão.
A manutenção de câmbio automático é um serviço complexo e demorado, que envolve a desmontagem, limpeza, lubrificação e remontagem da transmissão. Além disso, é necessário reprogramar a transmissão para garantir o funcionamento correto.
Por esse motivo, qualquer manutenção em câmbio automático possui valor elevado.
O ideal é sempre realizar a manutenção preventiva, no caso de veículos automáticos ou automatizados, normalmente basta realizar a troca do fluido periodicamente (não deixar ultrapassar 50.000 km) e não conduzir o veículo de forma brusca.
Se você possui um veículo com transmissão automática ou automatizada e estiver com qualquer problema ou ainda, se tiver qualquer dúvida em relação a correta manutenção destes câmbios, a Mecatrônica é uma oficina especializada em Belo Horizonte:
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 2204 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG
Telefone: (031) 4141-0641
Whatsapp: (031) 99305-0641
manutenção câmbio volvo c30; problemas no câmbio automático volvo; trancos na transmissão volvo c30