Câmbio DSG Audi Volkswagen 

Reparo Mecatrônica DSG

O câmbio DSG (dupla embreagem) é uma variação do sistema de fricção com disco seco (fricção entre dois discos). Essa tecnologia também pode utilizar o atrito dos discos para transmitir a energia do motor para as rodas, porém, neste caso, é adicionado óleo para refrigeração aos componentes.

O óleo aumenta a capacidade térmica da embreagem, pois uma vez que é aquecido, a mesma troca calor com o óleo. Outra característica está no arrasto, que devido à utilização de óleo, é maior em relação à embreagem seca.

A dupla embreagem, como já diz em seu nome, possui dois discos de embreagem formando um só conjunto, uma para marchas pares e outra para marchas ímpares e ré.

Seu acionamento não é feito por pedal como na embreagem seca, sim por atuadores hidráulicos comandados pela ECU do câmbio, que realiza as trocas de forma suave. Esse sistema sempre deixa a próxima marcha engatada, e o que reduz consideravelmente a interrupção do torque, algo comum nas embreagens comuns.

Quais são as manutenções mais importantes devem ser realizadas nos veículos com o câmbio DSG de dupla embreagem?

As principais manutenções nos câmbios Dsg de dupla embreagem estão relacionadas a troca do óleo da transmissão e também a limpeza do sistema, para evitar contaminações nos componentes internos, principalmente no conjunto da mecatrônica da transmissão.

Tipos de câmbio e mecatrônica utilizados em veículos Audi e Volkswagen:

Segue uma relação dos modelos de veículos das marcas Audi e Volkswagen, juntamente com os respectivos tipos de câmbio DSG e modelos de mecatrônica utilizados:

**Modelos da Audi:**

– **Audi A1**: Equipado com câmbio DSG de 7 marchas (DQ200), utilizando mecatrônica projetada para embreagens a seco.

– **Audi A3**: Nas versões com motores 1.4 TFSI e 1.8 TFSI, utiliza o câmbio DSG de 7 marchas (DQ200) com mecatrônica para embreagens a seco. Nas versões de alta performance, como o Audi S3, é utilizado o DSG de 6 marchas (DQ250) com embreagens banhadas a óleo.

– **Audi A4**: Equipado com câmbio DSG de 6 marchas (DQ250), com mecatrônica para embreagens banhadas a óleo, adequado para motores com maior torque.

– **Audi Q3**: Nas versões com motor 2.0 TFSI, utiliza o câmbio DSG de 6 marchas (DQ250) com mecatrônica para embreagens banhadas a óleo.

– **Audi S3 e Audi TT**: Ambos utilizam o câmbio DSG de 6 marchas (DQ250) com mecatrônica para embreagens banhadas a óleo, visando performance esportiva.

**Modelos da Volkswagen:**

– **Volkswagen Golf**: Nas versões 1.4 TSI, utiliza o câmbio DSG de 7 marchas (DQ200) com mecatrônica para embreagens a seco. Nas versões GTI, é utilizado o DSG de 6 marchas (DQ250) com embreagens banhadas a óleo.

– **Volkswagen Passat**: Equipado com câmbio DSG de 6 marchas (DQ250), com mecatrônica para embreagens banhadas a óleo, adequado para motores que demandam maior torque.

– **Volkswagen Tiguan**: Nas versões 2.0 TSI, utiliza o câmbio DSG de 6 marchas (DQ250) com mecatrônica para embreagens banhadas a óleo.

– **Volkswagen Jetta**: Nas versões com motor 1.4 TSI, utiliza o câmbio DSG de 7 marchas (DQ200) com mecatrônica para embreagens a seco. Nas versões GLI, com motor 2.0 TSI, é utilizado o DSG de 6 marchas (DQ250) com embreagens banhadas a óleo.

Essa diferenciação nos modelos de câmbio DSG e suas respectivas mecatrônicas permite que cada veículo seja otimizado conforme suas necessidades de desempenho e eficiência.

Artigos sobre mecatrônica do câmbio dsg:
OFICINAS BH: Reparo de mecatrônica do Volkswagen Golf TSi 1.4, um serviço completo no câmbio dsg

#cambiodsg #manutençaocambiodsg #cambiodsgaudievolkswagen #cambiodsgbh