Embreagem BH

Oficinas Especializadas em Troca de Embreagem em Belo Horizonte:

 

Assim como o próprio motor, o câmbio é um dos sistemas mais importantes do conjunto mecânico de um automóvel ou de qualquer outro veículo.

Nesse caso, a embreagem aparece como um componente fundamental para garantir o funcionamento correto do aparato e, falando de um modo mais prático, fazer com que você se locomova sem quaisquer complicações.

Serviço de manutenção de embreagem realizado na Torc Centro Automotivo.

O que é e como funciona a embreagem?

Você já deve ter reparado que o motor do seu automóvel funciona constantemente desde o momento da partida até a interrupção do funcionamento do conjunto. Por outro lado, dependendo da situação, as rodas não giram o tempo todo.

Sendo assim, para não deixar o motor do carro morrer, o câmbio deve ser desacoplado do motor. E é nesse caso que aparece a embreagem, um componente posicionado entre o motor e a caixa de câmbio que tem como principal função transmitir a força produzida pela unidade para a caixa de câmbio.

A embreagem é composta por componentes como platô, disco e rolamento, além de cabo ou sistema hidráulico, rolamento e pedal de embreagem.

O platô aparece como o componente fundamental para fazer com que a saída da inércia seja realizada de maneira suave. Ele é formado pela carcaça da embreagem, placa de pressão e mola membrana, e está conectado diretamente ao volante do motor.

 

Como saber se é o momento de efetuar a troca da embreagem?

Com o tempo, a embreagem pode desgastar-se e precisar ser substituída.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que é hora de efetuar a troca da embreagem:

Dificuldade em engatar as marchas: Se você está tendo dificuldade em engatar as marchas, especialmente quando o veículo está em marcha lenta ou parado, isso pode ser um sinal de que a embreagem está desgastada.

Ponto de embreagem alto: Se o ponto de embreagem (o ponto em que a embreagem começa a engatar) estiver muito alto, isso pode indicar desgaste na embreagem.

Patinação da embreagem: Se você notar que o motor está acelerando, mas o veículo não está respondendo adequadamente, e a sensação é de que a embreagem está patinando, isso é um sinal claro de desgaste na embreagem.

Ruídos estranhos na embreagem: Sons estranhos ao pisar na embreagem, como rangidos ou chiados, podem ser indicativos de problemas na embreagem.

Cheiro de queimado: Se você sentir um cheiro de queimado, semelhante ao cheiro de embreagem queimada, ao dirigir, pode ser um sinal de que a embreagem está superaquecendo devido ao desgaste.

Vibrações na embreagem: Vibrações anormais ao pisar na embreagem podem ser um sinal de desgaste nos componentes da embreagem.

Luz do painel de advertência: Alguns veículos modernos têm um sensor que acende uma luz no painel quando a embreagem está desgastada. Verifique o manual do proprietário para saber se o seu veículo possui esse recurso.

Quilometragem alta: O desgaste da embreagem geralmente está relacionado à quilometragem do veículo. Se o seu veículo tiver percorrido uma grande distância desde a última substituição da embreagem, pode ser hora de trocá-la.

Histórico de manutenção: Se você tiver um histórico de manutenção do veículo e souber que a embreagem não foi substituída há muito tempo, pode ser prudente considerar a substituição preventiva.

Se você observar um ou mais desses sinais, é aconselhável levar o veículo a uma oficina especializada para uma avaliação mais detalhada. Um mecânico poderá determinar se a embreagem precisa ser substituída ou se existem outros problemas que estão causando os sintomas que você está percebendo.

Lembre-se de que a substituição da embreagem é uma tarefa que embora seja de simples execução, deve ser realizada por um profissional qualificado. Ignorar problemas na embreagem pode levar a danos adicionais ao veículo e aumentar os custos de reparo no longo prazo.

 

#embreagem #manutençaoembreagem #embreagembh #trocademebreagemembh