Manutenção Câmbio Automático

O câmbio automático, como o nome indica, é um sistema que permite trocas de marcha de maneira automática, ou seja, sem exigir qualquer ação do motorista. Essas trocas acontecem através de dispositivos hidráulicos controlados pelo módulo eletrônico.

O módulo de comando possui diversos sensores que analisam o funcionamento do motor, que quando atinge certos critérios, aciona os dispositivos hidráulicos que, por sua vez, fazem as trocas de marchas.

Assim, onde normalmente se encontra a embreagem, há o conversor de torque. Essa peça faz a conexão entre o módulo eletrônico e o câmbio, de forma que a rotação é transmitida pelo óleo.

Quando o motor está em giro mínimo, o óleo fica em baixa pressão permitindo que o carro fique parado com leve pressão no freio. Tudo isso resulta em uma direção mais confortável, com trocas de marchas suaves.

Especializada em manutenção de Câmbio Automático.

Assim como em qualquer outro componente do veículo, a manutenção preventiva do câmbio automático é primordial para que o sistema funcione sempre.

Ainda que muitos condutores negligenciem essa etapa, é necessário que mecânicos reforcem a importância da manutenção preventiva. Afinal, esse serviço não é apenas “custo de ter um carro”, mas um investimento para a segurança do motorista e seus passageiros, uma vez que falhas durante as viagens podem ser fatais.

Em geral, o conserto envolve a completa desmontagem da caixa de transmissão, com a substituição das juntas, anéis, vedadores, discos de câmbio, entre outros. Mais raro de acontecer, mas também pode envolver a troca ou remanufatura do conversor de torque.

Também vale ressaltar que o câmbio automatizado possui um processo e custo de reparo semelhante ao sistema manual. Isso porque a embreagem e o platô dos automatizados são os mesmos do câmbio manual.

#manutençaocambioautomatico #cambioautomaticobh