.
O brasileiro quer proteção, e é por isso que o nosso país é líder no ranking de maior quantidade de carros blindados do mundo. Somente em 2017, o segmento deve ter “crescimento entre 15% a 20%”, aponta o engenheiro Glauco Splendore, especialista em blindagem veicular, elevando o total a quase 200 mil. Há 20 anos, o país tinha menos de 400 carros blindados.
Entre os níveis de proteção, a maioria escolhe a 3A, que aguenta tiros de submetralhadora.
É importante lembrar que a blindagem é um processo caro e delicado, já que o preço médio do serviço varia de 57 mil a até 100 mil reais, por isso, alguns cuidados são essenciais:
Primeira observação e mais importante: a revisão de um carro blindado deve ser feita a cada 6 meses. O veículo pode receber um acréscimo de 50 a até 200 quilos, e por isso apresenta um desgaste de 30% a mais que outros carros comundos, de componentes como pneus, freios e todo conjunto de suspensão, além de alterações na distribuição de peso. As molas traseiras devem ser trocadas para maior estabilidade, além da adição de amortecedores a gás nos vidros das portas da frente.
Lubrificação das canaletas, ajuste da máquina dos vidros, ajuste da forração e nivelamento das portas também são itens a serem revisados periodicamente.
Seguindo essas dicas de manutenção, você garante que seu blindado seja mais seguro e eficiente.
.
Veja um vídeo do programa Auto Esporte:
.
Fontes:
https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2014/06/como-e-feita-manutencao-de-carros-blindados/
https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/02/20/brasil-e-pais-com-mais-carros-blindados-no-mundo-saiba-como-manter-um.htm