.
Fazer revisões periódicas no veículo é a forma mais econômica de se manter o veículo, pois dessa forma minimiza as chances de surgirem defeitos ou problemas mais graves, ou seja, não esperar o defeito surgir para depois consertar, e sim cuidar do veículo preventivamente para que o defeito não surja. A revisão geral preventiva é uma intervenção prevista, preparada e programada.
Destacamos alguns itens que devem ser revisados periodicamente, com a finalidade de impedir o surgimento de defeitos:
Troca de Óleo: assim como o óleo lubrificante, o filtro do óleo precisa ser substituído por um filtro novo no ato da troca do óleo lubrificante, seja nas datas estabelecidas pelas montadoras, no tempo médio de seis meses ou a cada 10.000 ou 5.000 km rodados, conforme o tipo de óleo que foi colocado no veículo na troca anterior. Caso o filtro do óleo não seja trocado, a sujeira anterior presente no filtro se misturará com o óleo novo, aumentando as chances do surgimento de borras no motor, o que pode trazer enormes prejuízos.
Filtro de Combustível: deve estar sempre em bom estado, pois é o filtro de combustível que impede a passagem de sujeira do tanque do carro para o motor. É recomendável a troca entre 10 mil e 15 mil quilômetros. Um fator que contribui para a importância da troca do filtro de combustível no tempo correto é a qualidade do combustível brasileiro, que muitas vezes é adulterado com solventes que podem provocar danos graves ao motor e a outros componentes do veículo como o escapamento por exemplo.
Filtro de Ar: Deve ser substituído pelo menos a cada ano, ou dependendo da utilização do veiculo. Veículos que percorrem estradas de terra ou por onde circulam caminhões carregados de minério, a troca do filtro de ar deve ser realizada em intervalos menores. A razão para troca é simples: o fluxo de ar ajuda o motor a funcionar com melhor performance, exigindo menor desgaste do motor.
Sistema de arrefecimento: é responsável pela refrigeração e pelo perfeito funcionamento do motor. A limpeza e troca do aditivo do radiador é recomendada a cada 30 mil quilômetros, mas claro, dependendo da utilização do veículo ou por uma simples verificação do reservatório do líquido de arrefecimento, pode ser trocado antes.
Alinhamento e balanceamento: Recomenda-se a execução do serviço a cada no máximo 10 mil quilômetros, além do rodízio de pneus. São fundamentais para evitar o desgaste excessivo dos pneus e a conservação do sistema de suspensão do veículo.
Velas: Aparentemente não é preciso sentir uma falha para troca-las, e são fundamentais para o bom funcionamento do motor. As datas para troca depende de cada montadora, podendo variar de 15 mil a 100 mil km.
Freios: é recomendável a troca do fluido em média uma vez por ano. As demais peças como pastilhas de freio, tambores, e discos de freios, devem ser revisadas a cada 10 mil quilômetros.
Procurando por revisão geral preventiva em BH? Encontre as melhores oficinas que fazem a revisão de seu veículo no portal: Oficinas BH
Revisão Peugeot e Citroen em BH
Encontre também:
Oficinas especializadas em revisão geral preventiva no Rio
Oficinas especializadas em revisão geral preventiva em São Paulo
.
Mais buscados:
revisão veicular bh
melhores oficinas de bh
revisão veicular preço
como fazer uma revisao antes de viajar
itens revisao de ferias