Carro novo ou seminovo: saiba o que vale mais a pena

Postado em: 26 de fevereiro de 2020
Compartilhe

Se você está pensando em adquirir um novo automóvel, deve estar em dúvida se é mais vantajoso comprar um carro novo ou seminovo. Afinal, essas duas opções contam com vantagens e desvantagens próprias.

Por isso, é importante pesar os prós e contras do carro novo ou seminovo para poder entender qual deles é o mais importante para você.

Afinal, um automóvel não é algo barato e, portanto, não deve ser comprado sem muita reflexão.

Para saber os pontos positivos e negativos dos carros novos e seminovos, siga a leitura do artigo abaixo.

Quais as vantagens de um carro novo?

Comprar carros novos, seja com vidros blindados ou não, oferece uma série de vantagens para o motorista. Em primeiro lugar, claro, há a confiança de que aquele veículo não tem problemas mecânicos.

A não ser em pequenas exceções, especificamente aquelas em que há a realização de um recall, os carros novos saem de fábrica sem defeitos. Isso significa que o motorista sabe que pode confiar naquele automóvel.

Mesmo que ele tenha algum problema, ainda está coberto pela garantia ou pelo recall da montadora, além de ser possível processar a empresa dentro dos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, há o fato de que um carro que não dará problemas tem um custo de manutenção muito menor. Nos primeiros dois anos, o automóvel praticamente só precisará da troca do óleo e do filtro do motor, mais nada.

Outra vantagem interessante de comprar carros novos é que, normalmente, existem melhores condições para isso.

As concessionárias e montadoras têm interesse na constante renovação de frota (a idade média de carros no Brasil é de 9,7 anos, o que é considerado bastante alto). Por causa disso, é normal ver ofertas, descontos e até mesmo a famosa promoção do “usado de entrada no financiamento de um novo” em concessionárias pelo país.

Mais uma vantagem interessante dos carros novos é que eles são, normalmente, mais tecnológicos que os usados ou seminovos. Claro que depende do modelo (um Onix novo não será tão tecnológico quanto um Audi Q3 de 2019), mas no geral, os veículos novos têm itens de série mais recentes e mais tecnologia inserida.

Quais as vantagens de um carro seminovo?

É fato que os carros novos têm vantagens. No entanto, não são só eles que contam com pontos positivos; os seminovos também!

Em primeiro lugar, comprar seminovos é mais barato do que carros novos. Isso porque a maior parte da desvalorização de um automóvel acontece nos dois primeiros anos.

Todavia, como a gente viu antes, nos dois primeiros anos o carro basicamente não precisa de manutenção, especialmente se ele andou muito pouco. Há uma desvalorização acentuada, mas o seu estado de conservação ainda é excelente. Na prática, você leva um carro praticamente novo por um preço bem abaixo do mercado.

A economia é tão boa que dá até para incorporar o automóvel ou buscar um mais luxuoso. Digamos que pelo preço que você pagaria em um Onix novo, é possível comprar o Onix Premier seminovo.

Em segundo lugar, os carros seminovos podem não ter a mesma tecnologia dos novos, mas isso não significa que eles sejam “latas velhas”. Para ser considerado um seminovo em 2020, o carro precisa ter sido lançado no máximo até 2017. Praticamente o que havia de tecnologia em 2017 é o que há nos novos hoje também.

Qual é a melhor opção: carro novo ou seminovo?

Depois de ver as vantagens de cada um, é importante decidir: e aí, qual é melhor, o carro novo ou seminovo?

A verdade é que escolher entre um carro novo ou seminovo depende do contexto de cada motorista. Afinal, as características não competem entre si.

Por exemplo, se você faz questão de um carro novo, do ano, com mais tecnologia e sem se preocupar tanto com manutenção, mesmo que seja mais caro, então vale a pena optar por ele.

Já se você tem menos para dar de entrada e pode lidar com parcelas menores, então faz mais sentido optar por um seminovo.

Se esse será o seu primeiro carro (ou automóvel para um filho/a), então vale a pena um seminovo, que é mais barato e, portanto, mais acessível.

Já se sua família estiver crescendo, pode ser melhor comprar um carro novo para não deixar ninguém na mão em nenhum momento.

Como pôde ver, é importante avaliar o contexto antes de optar por um carro novo ou seminovo. Assim é possível escolher qual a melhor opção para você, sem fazer muito esforço.

Gostou das nossas dicas? Então comente abaixo qual é a melhor opção para você: carro novo ou seminovo?