Manutenção em veículos de entrega de carga pesada

Manutenção em veículos de entrega de carga pesada
Postado em: 03 de julho de 2020
Compartilhe

Aqueles que operam com veículos pesados sabem a importância de fazer a manutenção do caminhão com frequência. Isso porque um veículo em dia com a manutenção, evita quebras e desgastes. E como consequência, não atrasa a logística de pequenos, médios e grandes negócios.

E não existe nada mais desagradável do que ligar para o cliente se desculpando pelo atraso da entrega de uma mercadoria. Principalmente porque situações desse tipo geram desconfianças naqueles que aguardam a chegada do produto no tempo previsto pela logística.

Por isso é fundamental que a manutenção de veículos pesados seja feita com frequência. Além disso, existem diversos tipos de frotas e entregas a serem realizadas, como por exemplo, a entrega do gás de cozinha.

Vamos supor que o caminhão está indo fazer a entrega do gás de cozinha em Belo Horizonte e por falta de manutenção quebre no caminho.

Seria um transtorno muito grande. Tanto para o motorista do caminhão, que vai precisar ficar atento à sua carga de gás de cozinha, quanto para o guincho que terá que transportar o veículo pesado até um mecânico especializado.

Pois como muitos sabem, nem sempre é possível que o conserto de um problema mecânico seja efetuado no local.

E caminhões ou veículos pesados quando quebram em um local de difícil acesso acabam trazendo transtornos para o trânsito.

Por isso e para que sejam evitados tais transtornos existem alguns tipos de manutenção que podem fazer a diferença em uma frota de veículos de entrega. Agora que você já sabe da importância de cuidar da sua frota de veículos pesados, veja os tipos de manutenção necessários para seus caminhões.

Manutenção preventiva em veículos pesados

A manutenção preventiva de veículos pesados, como por exemplo, os caminhões, é a melhor maneira de proteger seu negócio.

Vamos entender agora quais os principais itens que a empresa deve inspecionar frequentemente nos caminhões:

●    Pneus

Um dos itens mais importantes de um veículo de transporte são os pneus que devem ser inspecionados em cada viagem.

Os pneus fazem parte de itens de segurança de um veículo, portanto eles não podem ter problemas ou falhas.

●    Freios

Outro item que é fundamental em qualquer veículo são os freios, e seu funcionamento adequado significa segurança.

E além da segurança, é inadmissível que um caminhão que transportava gás de cozinha ou outras cargas consideradas perigosas, tenha uma falha dos freios.

Dessa forma, qualquer caminhão deve passar por manutenções preventivas com frequência. Evitando assim problemas e imprevistos na rotina de logística da empresa.

●    Fluídos de motor e freio

Para que os veículos funcionem perfeitamente, além do combustível de boa qualidade, também precisam de água no radiador e óleo no motor e no freio.

Esses itens também devem ser verificados de forma preventiva, pois a falta deles podem trazer consequências negativas para seus condutores.

●    Suspensão do veículo

Todos os veículos, mas especialmente aqueles de transporte de cargas, não podem apresentar defeitos na suspensão. Pois infelizmente as estradas não ajudam em nada os motoristas.

Claro que ao verificar a suspensão, as molas e os amortecedores também devem passar por uma inspeção preventiva.

Afinal o cliente não vai querer receber seu produto quebrado por causa de um defeito na suspensão do caminhão.

●    Sustentabilidade

Um item que também deve ser observado é o escapamento, principalmente pelos gases que não fazem bem ao meio ambiente.

Inclusive pode ser colocado um medidor de gases no escapamento dos veículos de transporte, o opacímetro que mede se o CO² está adequado.

●    Parte elétrica do veículo

A parte elétrica dos veículos de entrega de carga pesada também fazem parte da manutenção preventiva, portanto também deve ser verificada.

Principalmente o funcionamento de farol e luz de freio, além de fusíveis e possíveis problemas que possam prejudicar o veículo. A bateria também deve ser observada, bem como a data de validade dela para que não aconteça falha em toda a parte elétrica do veículo.

Com todo esse cuidado das manutenções preventivas você vai garantir que o cliente receba seu produto e sua logística funcione com excelência.

Além disso você também vai tornar a viagem de seus condutores muito mais segura, e então serviços essenciais como a entrega do gás de cozinha estarão garantidos.

Veja a seguir outro tipo de manutenção de veículos pesados.

Manutenção corretiva em veículos pesados

Mas quando a manutenção preventiva é falha, é provável que problemas aconteçam na frota de veículos de entrega de carga pesada. Dessa forma, o proprietário dessa frota precisa passar para o estágio de manutenção corretiva.

Nesse estágio deve ser feita a manutenção corretiva dos veículos de transporte e nesse caso provavelmente alguma peça do veículo deverá ser trocada. Como resultado, será possível perceber que o custo de manutenção encarecerá seu orçamento.

Pois aqui chegou-se ao limite do item que por desgaste ou quebra deverá ser trocado. Ainda assim, essa manutenção deve ser realizada a qualquer sinal de problemas.

Claro que existem alguns itens que não duram para sempre em um veículo, mas com a manutenção preventiva consegue-se dar um tempo maior de vida para eles. Ou pelo menos, identificar uma necessidade de troca antes de acontecer um problema grave ou até mesmo um acidente.

E além disso pode-se na prevenção fazer com que outros itens sejam salvos de uma possível troca.

Manutenção preditiva em veículos pesados

A tecnologia favoreceu um outro tipo de manutenção em veículos de carga pesada, a preditiva. Com isso, através de aparelhos, a vida dos itens do veículo é monitorada.

Fazem parte da tecnologia equipamentos de ultrassom, câmeras termográficas, rastreadores e testes de vibração.

Esse tipo de prevenção pode apresentar um custo maior para o proprietário da frota de veículos pesados. Mesmo porque esses equipamentos são de última geração e seu custo é bastante elevado.

Por outro lado, a precisão na manutenção dos itens é fundamental para a segurança dos veículos de transporte pesados e seus operadores. Então acaba valendo o custo-benefício.

Conclusão

Com todas essas informações podemos perceber o quanto é importante a manutenção da frota de veículos pesados. E não somente em relação aos veículos, mas a segurança dos produtos transportados e os motoristas que têm a responsabilidade de operar o caminhão.

Portanto, basta que seja analisado agora qual o tipo de prevenção que melhor se encaixa no perfil de sua frota.

Além disso, a gestão logística de uma empresa de entrega de carga pesada é fundamental para o sucesso do negócio.

De maneira geral, a logística de uma empresa depende diretamente de condições boas de funcionamento dos veículos. Estas condições podem ser preservadas através de manutenção preventiva. E em casos de problemas, é essencial buscar a troca de itens ou avaliação da situação do veículo através da manutenção corretiva.

Por fim, o gestor pode avaliar os pontos positivos e negativos de investir em tecnologia para garantir a qualidade dos veículos. Com a manutenção preditiva, e equipamentos de verificação tecnológicos, é possível também garantir segurança e prevenir problemas com os veículos de entrega de carga pesada.

O importante é que as empresas considerem todas as possibilidades, e invistam em manter os veículos da frota em dia. Dessa forma, todos os envolvidos, desde o entregador até o cliente final, estarão sempre satisfeitos.