O que é um pneu ecológico?

O que é um pneu ecológico?
Postado em: 18 de maio de 2021
Compartilhe

O pneu ecológico é uma alternativa sustentável para o meio ambiente, tornando-se mais popular a cada dia. Provavelmente você já ouviu falar sobre esses pneus, mas você sabe como são feitos e qual a diferença entre ele para o pneu remold?

Bem, caso tenha ficado interessado para saber um pouco mais sobre esse assunto, então basta continuar lendo o conteúdo!

O Que É Um Pneu Ecológico?

Sustentabilidade é um assunto que tem ganhado destaque a cada ano, afinal, cuidar do meio ambiente é importante. Dessa forma, os fabricantes de pneus não poderiam ficar de fora e criaram novas linhas de pneus mais sustentáveis.

Essa ideia surgiu a partir da necessidade em economizar mais combustível e, ao mesmo tempo, diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera. Sendo assim, diversas empresas criaram a “linha verde” de pneus ecológicos.

Os pneus ecológicos fornecem uma série de benefícios e vantagens, tanto para a natureza quanto para os seus usuários. Veja um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

Economia: é possível economizar mais combustível com os pneus ecológicos, pois eles são mais leves e, como consequência, oferecem uma menor resistência e atrito à rolagem. Além disso, também diminui a porcentagem das emissões de dióxido de carbono.

Maior aderência: em comparação com os tradicionais, os pneus ecológicos oferecem uma maior aderência em pistas molhadas. Ou seja, o motorista consegue ter um controle melhor sobre o carro, assim como também terá mais segurança.

Silêncio: graças a uma das matérias primas usada na composição para criar o pneu ecológico, o motorista poderá notar que esses pneus são bem mais silenciosos. Sendo assim, um dos pontos mais notáveis é a diminuição de ruídos.

Esses são apenas algumas das vantagens que um pneu ecológico pode oferecer ao motorista. Mas existem muitos outros benefícios que podem ser observados quando começar a usá-lo.

Qual a diferença do pneu remold para o Ecológico?

Muitas pessoas acabam confundindo o pneu ecológico com o remold, mas ambos possuem as suas diferenças, a começar pelo processo de fabricação. O pneu ecológico é feito com petróleo junto com outros tipos de matérias-primas de fontes renováveis, substituindo os componentes tradicionais.

Enquanto o pneu remold é um pneu tradicional, porém, está usado e passa por um processo de reconstrução. Para isso, é raspada as laterais e da banda de rodagem, logo após é aplicado uma nova banda de rodagem e vendido por um preço menor.

Sendo assim, a diferença entre eles é que o pneu ecológico é um pneu novo e criado a partir de materiais sustentáveis. Ao passo que o pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por esse processo de reconstrução para ser usado novamente, o que também colabora com o meio ambiente.

Outra dúvida muito comum é se o pneu remold é bom e seguro. De forma resumida, embora contribua para o meio ambiente e também seja uma alternativa sustentável para diminuir o lixo gerado, esse tipo de pneu oferece alguns riscos ao motorista.

Embora passe por uma série de reformas, o pneu remold não possui a mesma qualidade e segurança que um pneu novo, assim como o seu desempenho é inferior. Dessa forma, esse tipo de pneu não é seguro, principalmente para quem for dirigir em estradas.

Onde comprar um pneu ecológico?

Caso você esteja precisando trocar os pneus de seu carro e quer optar por uma alternativa mais sustentável, você poderá encontrar uma série de pneus ecológicos na Full Pneus. Grandes marcas de pneus já possuem a “linha verde”, que oferecem uma série de vantagens.

Como dito antes, os pneus ecológicos não só contribuem para diminuir os impactos negativos a natureza, como também economizam mais combustível. Além de serem uma opção mais segura e inovadora para você.

Portanto, acesse o site ou faça uma visita na Full Pneus, para conhecer um pouco mais sobre essas linhas e escolher a melhor opção para o seu veículo!

Conclusão

Por fim, um pneu ecológico é uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. Você poderá encontrar uma variedade de pneus ecológicos nas “linhas verdes” das marcas de pneus, basta escolher o que mais te agrade.

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, ou queira compartilhar a sua opinião, então não esqueça de deixar o seu comentário!