ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR

ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR

Tipos de lubrificantes do motor

 

Saiba o significado das siglas existentes nas embalagens dos óleos de motores automotivos

 

É uma situação bastante comum, ao chegar o momento de realizar a troca de óleo do motor do veículo, o proprietário do carro ser questionado sobre qual vai ser o tipo de óleo colocado no veículo: sintético, mineral, 20w40, 5w30 etc, e neste momento, caso o proprietário não esteja com o manual do veículo ou até mesmo com a etiqueta da troca de óleo fixada no parabrisa informando qual foi o tipo de óleo utilizado na última troca, inevitavelmente surge a dúvida a respeito de qual óleo lubrificante utilizar na troca atual.

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo uma embalagem de óleo da marca HAVOLINE 20W-50 de acordo com a classificação SAE, que em português quer dizer Sociedade dos Engenheiros Automotivos. No caso do óleo 20W-50, esta é uma classificação de viscosidade do óleo lubrificante, sendo que o primeiro número antes da letra “W” que quer dizer inverno do inglês Winter. No exemplo, o número 20 representa a sua viscosidade em baixa temperatura e o número 50 representa a sua viscosidade em alta temperatura, ou com o motor em funcionamento.

Comparando com outro tipo de óleo lubrificante da marca ACDELCO 5W-30 por exemplo: o número 5 quer dizer sua viscosidade em baixa temperatura e o número 30 a viscosidade com o motor em funcionamento, ou seja o óleo lubrificante 5W-30 é menos viscoso em relação ao óleo lubrificante 20W-50 ou para melhor entendimento, o óleo 5W-30 é mais fino em relação ao óleo 20W-50.

Outra sigla importante existente nas embalagens de óleo lubrificante é a chamada API, em português Instituto Americano de Petróleo. No exemplo da embalagem do óleo da HAVOLINE 20w-50, sua classificação API é “SJ”. Neste caso a letra “S” indica que é um óleo utilizado para carros de passeio e a letra “J” é uma classificação de qualidade do óleo conforme o Instituto Americano de Petróleo, sendo que a qualidade pode ser comparada por classificação alfabética, quanto maior a ordem no alfabeto, maior a qualidade do óleo: “M” melhor do que “L”, que é melhor do que “J” e assim por diante.

Comparando o óleo HAVOLINE API “SJ” com o óleo lubrificante da marca ACDELCO que possui a classificação API “SM”, neste caso específico o óleo da marca ACDELCO possui uma qualidade superior em relação ao óleo HAVOLINE conforme a classificação do Instituto Americano de Petróleo. Importante ressaltar que não é a marca ACDELCO que é superior a marca HAVOLINE e sim na comparação destes dois produtos específicos o óleo lubrificante da marca ACDELCO é superior. Ambas as marcas possuem óleos de qualidade superior e inferior conforme classificação no sistema API.

Os exemplos acima são para facilitar o entendimento das características dos óleos lubrificantes existentes no mercado através de suas siglas e permitir a  comparação da qualidade dos produtos. A troca de óleo do veículo deve ser feita sempre de acordo as recomendações do fabricante dos veículos conforme orientação no manual.

Veja as oficinas que prestam este serviço