Problema com pneu Pirelli Scorpion Verde esfarelando no Jeep Renegade e Compass

Este post foi feito baseado em opiniões reais de vários proprietários, tanto de Jeep Renegade como de Jeep Compass que enfrentaram problemas no pneu Pirelli Scorpion Verde.

Foto do jeep compass andando em uma estrada em uma cidade do interior de minas gerais

O Jeep Compass e o Jeep Renegade são SUV populares no Brasil e já até mesmo apareceram em nosso site com o artigo sobre os Problemas no Trocador de Calor do Câmbio Automático. Muitos modelos saem de fábrica equipados com pneus Pirelli Scorpion Verde. No entanto, alguns proprietários relataram problemas com esses pneus, incluindo:

  • Pneus Pirelli Esfarelando
  • Pneus Escamando
  • Barulho Estranho nos pneus do Jeep Compass (como se tivesse deslocado ou com algo agarrado no pneu)
  • Desgaste Irregular
  • Pneus assimétricos

Diversos proprietários de Jeep Renegade e Compass em Belo Horizonte relatam um problema preocupante com os pneus Pirelli Scorpion Verde 225/55R18. Os pneus apresentam desgaste irregular, com áreas descascando como se tivessem passado por cacos de vidro, mesmo com baixa quilometragem, como diz Airton no forum “Jeep Renegade Clube” ele diz “Notei que minha renegade, aos 20mil km estavam descamando como se tivessem passado sobre cacos de vidro.” Airton tambem relata que quando levou a concessionária, ela atribuiu a culpa à Pirelli, que por sua vez, culpou a Jeep pelo alinhamento. A Pirelli, em seu laudo, culpa o “asfalto de alta abrasividade”, ignorando o histórico de problemas com o modelo.

Foto de pneu usado em jeep renegade da marca pirelle  modelo sccorpion muito desgastado.

Mario, outro proprietário de um Jeep Compass com problemas no pneu pirreli, relata que levou seu Compass à Jeep com apenas 6 mil km rodados e ainda não obteve solução. Adailton de Lima Gaspari também relata a descamação dos pneus dianteiros de seu Compass Longitude diesel com 18 mil km. A quantidade de relatos em Belo Horizonte e em outras cidades exige uma investigação profunda por parte da Pirelli e da Jeep.

A Pirelli, em resposta às reclamações, afirma ter contatado os proprietários afetados e não ter identificado nenhum problema de fabricação. A empresa garante que o Scorpion Verde All Season passou pelos testes mais rigorosos da indústria, assegurando sua performance e segurança. A Pirelli reconhece que os pneus podem apresentar alterações na aparência, mas reforça que isso não interfere na segurança do veículo e dos ocupantes. No entanto, a quantidade de reclamações e relatos de descamação exige uma investigação mais profunda e transparente.

Duas fotos uma do lado da outra, na primeira, é mostrado um zoom no pneu da marca pirelli com desgaste severo, na segunda um homem segura um pneu da marca pirelle, modelo scorpion, o homem acabou de tirar o pneu do seu jeep compass e o pneu esta muito desgastado.

Quais os perigos de andar com pneus Pirelli Scorpion Verde descascando no Jeep Compass ou Renegade?

Pneus descascando em qualquer veículo representam um perigo iminente. No Jeep Compass ou Renegade, não é diferente. A segurança do motorista, passageiros e outros usuários da via fica comprometida.

Os principais perigos incluem:

Perda de aderência: Em pistas molhadas ou com chuva, a falta de aderência dos pneus descascados aumenta drasticamente o risco de derrapagens, perda de controle do veículo e colisões.

Estouro: Pneus descascados são mais propensos a estourar, especialmente em altas velocidades. Isso pode levar à perda de controle do veículo, sérios acidentes e até capotamento.

Danos ao veículo: Suspensão, freios e sistema de direção podem ser danificados por pneus descascados, resultando em reparos caros e tempo de inatividade do veículo.

Multas e apreensão: Andar com pneus descascados é uma infração grave de trânsito, sujeita a multa e apreensão do veículo.

Risco à vida: A negligência com pneus descascados coloca em risco a vida de todos que estão no veículo e nas proximidades.

Como saber se meus Pneus Pirelli Scorpion Verde estão com problema?

Você, sempre deve ficar alerta a certos sinais no pneu do seu Jeep Renegade ou Jeep Compass como bolhas ou rachaduras na superfície do pneu, desgaste irregular, delaminação (perda de material da banda de rodagem), barulho alto durante a condução.

Se notar qualquer um desses sinais, você deve parar de usar o veículo imediatamente e levá-lo a um especialista em pneus para avaliação e, se necessário, troque os pneus por novos. Sua segurança sempre em primeiro lugar.

E para evitar o desgaste rápido dos pneus, sempre mantenha a pressão calibrada seguindo sempre o manual do veículo, faça rodízio de pneus regularmente, evite impactos e sobrecargas e dirija sempre com cuidado, evitando freadas bruscas.

Como acionar a garantia da Pirelli?

Segundo o MANUAL DE USO E GARANTIA, a Pirelli garante seus pneus e câmaras de ar contra defeitos de fabricação por 5 e 3 anos, respectivamente. A garantia cobre produtos novos, sem avarias acidentais ou uso inadequado.

Para solicitar a garantia, você pode ir a um Revendedor Oficial Pirelli ou ligar para 0800 728 7638 / [email protected].

Uma equipe técnica da Pirelli analisará o problema. Se a garantia não for aplicada, você receberá um laudo técnico. Se for aplicada, o produto será trocado sem custo.

Na compra, exija a Nota Fiscal e verifique se o pneu está em bom estado. Pneus com câmaras de ar precisam ser apresentados juntos para análise. A falta da câmara pode invalidar a garantia.

ATENÇÃO

A Pirelli não recomenda a aplicação de produtos químicos em seus pneus ou câmaras de ar, como, por exemplo: solventes e embelezadores à base de derivados de petróleo e “sprays” para reparos, pois isso pode comprometer o desempenho e a segurança, além de anular a garantia. Armazene os pneus em locais frescos, secos e cobertos, longe da luz solar. A armazenagem inadequada pode deformar os produtos e anular a garantia. A Pirelli não se responsabiliza pelo uso de pneus em veículos customizados fora das especificações de fábrica.

A garantia Pirelli não cobre:

  • Pneus raspados, recauchutados, remoldados ou riscados.
  • Pneus usados fora de sua especificação ou armazenados inadequadamente.
  • Pneus com menos de 1,6mm (carros) ou 1mm (motos) de banda de rodagem.
  • Pneus com matrículas ilegíveis, adulteradas ou cortadas.
  • Desgaste prematuro por problemas no veículo ou uso inadequado.
  • Ondulações, bolhas, avarias ou separação de compostos por impacto ou uso com pressão incorreta.
  • Furos, cortes, quebras, arrancamentos, cortes e lacerações por uso severo.
  • Pneus e câmaras com sinais de uso com pressão incorreta ou excesso de carga.
  • Avarias nos talões e frisos por montagem/desmontagem inadequada ou aro incorreto.
  • Problemas por armazenagem imprópria ou contaminação por produtos químicos.
  • Câmaras com mais de 3 reparações, dobras ou avarias de montagem.
  • Falhas relacionadas ao uso, manutenção ou de caráter acidental.