Superaquecimento do Motor: O que fazer e quais são as causas
Motor do carro esquentando muito? Saiba quais são as causas mais comuns de superaquecimento do motor
O superaquecimento do motor é um problema sério que pode causar danos irreparáveis ao motor e até mesmo incêndios. É importante estar atento às causas mais comuns de superaquecimento para evitar que isso aconteça com o seu veículo.
As causas mais comuns de superaquecimento do motor são:
- Nível baixo do líquido de arrefecimento e utilização do aditivo correto
O líquido de arrefecimento é responsável por manter o motor em uma temperatura adequada de funcionamento. Se o nível do líquido estiver baixo, o motor não será resfriado adequadamente e poderá superaquecer.
Uso correto do aditivo do radiador (confira no manual do veículo qual o aditivo recomendado para o seu carro, se necessário completar o reservatório, utilize o aditivo indicado e não utilize água mineral ou de poço artesiano para não contaminar o sistema de arrefecimento)
- Válvula termostática defeituosa
A válvula termostática é responsável por controlar o fluxo do líquido de arrefecimento. Se a válvula estiver defeituosa, o líquido pode não circular de maneira adequada e o motor poderá superaquecer.
- Vazamentos no sistema de arrefecimento
Vazamentos no sistema de arrefecimento podem fazer com que o líquido de arrefecimento seja perdido, o que pode levar ao superaquecimento do motor.
- Problemas com a bomba d’água
A bomba d’água é responsável por bombear o líquido de arrefecimento pelo sistema. Se a bomba estiver com problemas, o líquido pode não circular de maneira adequada e o motor poderá superaquecer.
- Problemas com o radiador
O radiador é responsável por dissipar o calor do líquido de arrefecimento. Se o radiador estiver com problemas, o calor não poderá ser dissipado adequadamente e o motor poderá superaquecer.
Como evitar o superaquecimento do motor
Para evitar o superaquecimento do motor, é importante seguir as seguintes dicas:
- Mantenha o nível do líquido de arrefecimento sempre em dia
Verifique o nível do líquido de arrefecimento regularmente e complete-o se necessário.
- Use o líquido de arrefecimento correto
Utilize o líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do seu veículo.
- Realize a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento
A manutenção preventiva do sistema de arrefecimento é importante para identificar e corrigir possíveis problemas antes que eles causem danos ao motor.
- Evite dirigir em condições extremas
Dirigir em condições extremas, como trânsito intenso ou altas temperaturas, pode aumentar o risco de superaquecimento do motor.
O que fazer se o motor superaquecer
Se o motor do seu veículo superaquecer, pare o carro em um local seguro e desligue o motor. Aguarde o motor esfriar e, em seguida, verifique o nível do líquido de arrefecimento. Se o nível estiver baixo, complete-o. Se o nível estiver normal, verifique se há vazamentos no sistema de arrefecimento.
Se você não conseguir identificar a causa do superaquecimento, leve o veículo a uma oficina mecânica especializada em sistema de arrefecimento para que seja realizado um diagnóstico.
Lembre-se que o superaquecimento do motor pode causar danos irreparáveis ao motor e até mesmo incêndios. Por isso, é importante estar atento às causas mais comuns de superaquecimento e tomar as medidas necessárias para evitá-lo.
Em caso de dúvidas sobre sistema de arrefecimento e superaquecimento do motor, o Centro Automotivo Rubi está a disposição para te auxiliar:
CENTRO AUTOMOTIVO RUBI
Endereço: R. Japurá, 604 – Renascença, Belo Horizonte – MG, 31130-760
Telefone: (31) 99586-0698
superaquecimento do motor o que fazer; causas do motor do carro ferver; veículo com motor do carro fervendo; carro esquentando muito