O rompimento do trocador de calor pode misturar o óleo da transmissão automática com o aditivo do sistema de arrefecimento, causando danos ao câmbio e ao motor, e resultando em grandes prejuízos com a reparação.
Adicione algum texto
Em 2020, a Jeep mudou o aditivo do radiador. Nos manuais dos veículos Jeep Compass, Jeep Renegade e Fiat Toro fabricados até 2019, o aditivo utilizado era o Mopar Coolant Concentrate (MS-7176) com 30% de aditivo e 70% de água desmineralizada. Para os modelos fabricados a partir de 2019/2020, o aditivo passou a ser o Tirreno OT-C, com proporção de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada.
Essa observação apoia a hipótese levantada por profissionais da reparação de que o problema não está na transmissão automática ou no trocador de calor, mas no aditivo do radiador usado até 2019.
Além disso, hábitos como completar o radiador com água comum ou desmineralizada em proporções erradas podem ter contribuído para a corrosão do trocador de calor
Embora haja relatos de proprietários que sempre realizaram as manutenções nas concessionárias e ainda assim tiveram problemas com o rompimento do trocador de calor, não se pode descartar que, muitas vezes, os proprietários podem ter completado o radiador incorretamente ou usado aditivos incompatíveis por descuido ou desconhecimento.
Sinais de problema no câmbio: – Superaquecimento do fluido de transmissão – Diminuição no desempenho da transmissão – Vazamento de líquido de arrefecimento – Contaminação do fluido de transmissão – Sobreaquecimento do motor
Recomenda-se a substituição preventiva do trocador de calor e do aditivo do sistema de arrefecimento, mesmo que seu Jeep Compass, Renegade ou Fiat Toro não apresente nenhum problema.
Adicione algum texto
Se notar qualquer problema no carro, pare de dirigir imediatamente e leve-o a uma oficina especializada. Um trocador de calor com defeito pode danificar gravemente a transmissão e o motor.